quinta-feira, 10 de julho de 2008

Acidente deflagra "Guerra Civil"

Acidente em 1981 era Paulo Malária, Helio Jenné, Zeca Pereira, Fernando Sá e Guto Rolim: rock independente deflagra Guerra CivilEm 1982 o rock and roll ainda não tinha virado moda mas estava começando a botar a cabeça de fora. Era o meu mote e a minha razão de viver. Minha e dos companheiros de banda.

Em 1981 a banda de rock Acidente havia lançado o LP "Guerra Civil", seu primeiro álbum. Independente até o osso, diga-se de passagem!

Sem qualquer tipo de patrocínio ou apoio cultural o Acidente só gravou esse vinil graças ao esforço e empenho pessoal do meu amigo e parceiro Paulo Malária, que sonhou, vislumbrou, batalhou e amealhou cada centavo para essa idéia se tornar realidade (assim como todas as outras nove produções da banda).
Pois bem, o disco ficou pronto! E agora? Tínhamos alguns shows previstos mas o "momento histórico" (para nós era) pedia mais, muito mais! As rádios só funcionavam à base de jabá (grande novidade) e os jornais nos restringiam aos tijolinhos dos segundos cadernos. Não havia (e ainda não há) espaço para os independentes!

Dispostos a mostrar ao mundo que o Acidente havia enfim lançado um LP com 12 sensacionais músicas inéditas e que iría balançar as estruturas musicais do Brasil, fomos à luta.

Cada um da banda se dedicou como pôde para divulgar esse grandioso fato. Até que uma bela noite, saindo de uma jam session, Mala, eu e mais três amigos descolamos um colorjet preto e resolvemos anunciar nos muros da cidade maravilhosa a notícia do ano: "ACIDENTE DEFLAGRA GUERRA CIVIL!!!"

Acho que hoje isso seria "café pequeno" diante de tanta barbaridade que se acumula a cada dia nos noticiários e também pelo estado deplorável da cidade do Rio de Janeiro, em que não há um só espaço sem pichações grotescas.

Mas em 82 a situação era outra e nossa pichação nos muros do bairro da Urca não foi bem recebida pelos canas do bairro que, provavelmente chamados por algum morador, estacionaram a joaninha e recolheram a galera para o posto local da PM.

Foram momentos de intimidação, medo e ameaças. Até explicarmos que "Guerra Civil" era apenas o nome do disco de uma banda de rock... passamos intermináveis horas de pavor. Por fim, os canas se contentaram em apreender nosso spray e nos liberaram, com um sermão.

A banda não aconteceu (como previmos), mas fizemos diversas apresentações, gravamos outros discos e os muros da Urca continuaram a alardear silenciosamente durante alguns anos o fato raro na história da música carioca: "Acidente deflagra Guerra Civil"...


Clique Aqui
para fazer download das músicas - obra completa, todos os discos.
(a senha é ACIDENTE)

Foto da banda: Carlão Limeira

7 comentários:

Nina Victor disse...

Tá bonito na foto! :)

helio jenné disse...

Obrigado Nina, mas a foto colabora: é cópia de cópia, rs! Beijos! ;)

Andréia Lino disse...

o q mais gostei mesmo foi a idéia do 5 ao 50 muito bom, criativo demais.

que tal fazermos parceria, vim atraves da nina, vou te linkar como favorito, e q possamos sim ser parceiros, aguardo

ótimo fim de semana

helio jenné disse...

Olá Andréia, fico contente que você tenha gostado. É aqui que conto as passagens que julgo mais interessantes da minha jornada! Sobre a parceria, é claro que aceito! Vou lincar o seu blog aqui e nos meus outros espaços! Abração e tudo de bom!

helio jenné disse...

Marcos, será uma satisfação lincar seus blogs. São ótimos espaços e o Cultura Nordestina me fala de perto, pois parte da minha família viveu muitos anos em João Pessoa e hoje em Recife. Parceria firmada!
Vou lincar seus blogs não apenas aqui, mas também no http://heliojenne.blogspot.com e no http://gavetadelinks.blogspot.com
Um forte abraço e parabéns!

Anônimo disse...

Já baixei minha cópia.
Músicas muito boas.
valeu cumpadi

abração

helio jenné disse...

Grande Jean Carlo, fico feliz que você gostou! Um forte abraço!